15 de dezembro de 2017

Veja 10 dicas para conferir antes de comprar um apartamento

Chegou o momento tão esperado em sua vida: comprar um apartamento. Depois de investir seu dinheiro, pesquisar opções disponíveis no mercado imobiliário e escolher o bairro, vem a dúvida: será que falta alguma coisa? Estar atenta a detalhes importantes nas regras do condomínio e em questões estruturais do imóvel pode poupar problemas no futuro.

“Existem normas que envolvem animais de estimação, barulho do apartamento e regras de utilização da área comum que devem ser observadas com muito cuidado, pois as regras pertinentes a esses temas são as campeãs de reclamações no Judiciário”, salienta Marta Almeida, advogada especialista em direito imobiliário.

Se você está se preparando para comprar um apartamento, fique atenta a essas 10 dicas do que deve ser checado no condomínio!

1 – Verifique se o imóvel atende às suas necessidades A compra de um apartamento é algo sério e nada barato. Desistir no meio do processo tem sérias consequências, como a perda do sinal pago. Portanto, nem pense em comprar um imóvel com pressa ou afobação. “Por isso, há que se examinar a localidade em que se situa o edifício, para tentar minimizar problemas com vizinhança, conferir a metragem do imóvel, o valor do IPTU e, especialmente, do condomínio”, comenta o advogado especialista em direito imobiliário Thiago Cardoso Neves.

2 – Leia atentamente a convenção do condomínio É na convenção do condomínio que fica registrado tudo que é decidido em conjunto com os outros moradores. “Verifique como é feito o rateio das despesas e se existem serviços prestados que pesem muito no condomínio. Veja também o valor da multa por atraso no pagamento das cotas e como se dá a participação nas assembleias. Fique por dentro de tudo que acontece durante o mandato do síndico”, sugere Neves.

3 – Conheça a fundo as regras Se você tem interesse em comprar um apartamento, leia com muita atenção todas as regras do condomínio. Em alguns lugares não é permitido, por exemplo, ter animais de estimação.

Outro ponto que é comum gerar atrito entre vizinhos é a garagem – vá até o local e confira a disposição das vagas e, principalmente, os equipamentos de segurança disponíveis. Veja o estado em que estão os elevadores, saídas e equipamentos de emergência. Se o prédio tiver área de lazer, observe as condições de parques e piscinas – e como é feita a manutenção desses espaços. Algumas convenções, por exemplo, proíbem a utilização da área de convivência por visitantes. Considere se esse tipo de regra se encaixa no seu estilo de vida.

4 – Cuidado com as finanças do condomínio Outro ponto importante é verificar o índice de inadimplência dos outros moradores. Se for acima de 6%, fique atenta! Isso pode comprometer o fluxo de caixa do condomínio. Repare ainda em como é feita a prestação de contas mensal, que deve acontecer da forma mais transparente possível. Cheque também se o condomínio está em dia com questões trabalhistas. Esse tipo de pendência pode gerar processos judiciais e acabar aumentando o valor do condomínio de forma inesperada.

5 – Tenha em mente as taxas do condomínio Se o prédio for antigo, é possível que uma futura reforma aconteça. Isso quer dizer que taxas extras serão cobradas. “Examine também uma eventual pendência do apartamento em relação aos débitos de IPTU e condomínio, para não ser surpreendida. É importante também procurar saber se há alguma restrição na prefeitura em relação ao imóvel, como tombamentos que impeçam a realização de obras e reformas”, ressalta Neves.

6 – Cuidado com irregularidades no imóvel Reformas não permitidas, obras na fachada e nas dependências do imóvel podem trazer dor de cabeça para o próximo morador. É necessário, inicialmente, verificar em quais condições as obras foram feitas, se houve autorização do condomínio em assembleia e se tudo foi registrado na prefeitura e órgãos competentes. “Caso não, deve-se logo consultar a convenção do condomínio, para verificar se aquelas obras poderiam ter sido feitas. É importante também consultar o síndico sobre a possibilidade de regularizá-las junto ao condomínio. Isso é possível por meio de uma assembleia para ratificar, e assim evitar uma eventual ação judicial no futuro. Depois, busque a prefeitura para dar início ao procedimento de regularização”, orienta Neves.

7 – Confira se o imóvel tem débitos As dívidas de condomínio são herdadas na hora de comprar o apartamento. Então, confira se o antigo dono está em dia com os pagamentos antes de assinar o contrato. “É preciso saber se essas dívidas existem, pois o novo proprietário pode, inclusive, ser demandado judicialmente por essas dívidas”, alerta Neves. “Cabe salientar que o débito referente à dívida de condomínio pertence ao imóvel. Logo, o novo proprietário poderá ter seu imóvel leiloado em decorrência do débito do antigo proprietário”, avisa Marta.

8 – Investigue o antigo dono Ao comprar um imóvel, fique muito atenta à saúde financeira do vendedor. Busque por certidões judiciais da pessoa para verificar se existem processos. Isso irá demonstrar a real situação do vendedor e proteger a compradora de futuros danos. “Se o vendedor tiver dívidas e está vendendo o imóvel para esvaziar o patrimônio e lesar os seus credores, a compradora do imóvel poderá perder seu bem sob a alegação de fraude ao credor”, ressalta Marta.

9 – Observe a estrutura do apartamento Olhar atentamente os mínimos detalhes do imóvel pode poupar aborrecimentos futuros. Esteja certa de que não há problemas no imóvel e, caso tenha dúvidas, conte com ajuda de profissionais. “Verifique se existem infiltrações, rachaduras, fissuras, se o sistema elétrico está em bom estado e se a fase de energia está distribuída corretamente. Também teste o sistema hidráulico, como vasos, encanamentos, chuveiros”, frisa Marta. Vale também fazer vistoria em todo o condomínio, para se assegurar que é um empreendimento seguro. Investigue há quanto tempo existem os problemas detectados e como os responsáveis pela administração do condomínio pretendem resolvê-los.

10 – Avalie muito bem o bairro Desconfie de imóveis muito bons com preços baixos. Ser muito antigo, ter problemas estruturais e ficar em áreas de risco são fatores que podem abaixar o valor de uma venda futura. Fique atenta e não compre gato por lebre. “É importante avaliar isso, já que com o aumento da violência, ocorre a desvalorização do imóvel e não é uma opção para sua família”, destaca Marta. Observe também se o local pretendido é próximo a escolas, comércio e transporte público. Além de facilitar o seu dia a dia, são fatores que contribuem para uma futura venda.

 

Fonte: Paraíba Total