18 de junho de 2020

Qual é a importância da advocacia preventiva no ambiente empresarial?

Com o objetivo de apontar não conformidades e controlar riscos, além de minimizar possíveis prejuízos, o direito preventivo busca otimizar e estabelecer um padrão de funcionamento para a empresa, de forma eficiente e dentro dos parâmetros legais.

Podemos defini-lo como um conjunto de ações que busca antecipar um problema jurídico. Com isso, a atuação da advocacia preventiva é apontar possíveis riscos e formas eficazes de controlá-los. Além disso, visa eliminar a necessidade de um processo ou ocorrência de um litígio. 

A advocacia preventiva torna-se importante também uma vez que as leis são constantemente atualizadas em nosso país. Por conta disso, com uma orientação jurídica preventiva, é possível se adaptar às mudanças com segurança jurídica.

Ao ingressar na atividade empresarial, todo empreendedor assume um risco jurídico, isso faz parte do processo de desenvolvimento da companhia. No entanto é possível se preparar e evitar esses riscos. 

Por conta disso, é essencial que os profissionais responsáveis pela área jurídica da empresa conheçam detalhadamente o modelo de negócios e que participe da criação de estratégias de desenvolvimento relacionadas às atividades da companhia. 

Desse modo, é possível observar e avaliar inconsistências jurídicas. Essa análise deve ocorrer sobre o ponto de vista das relações comerciais e sobre as relações de trabalho. 

Afinal, a prevenção deve ocorrer em todas as áreas existentes na empresa, sendo as mais comuns trabalhista, societária, tributária e consumidor, e dependendo do âmbito de atuação da companhia, extensível até mesmo a área ambiental. 

Portanto, a advocacia preventiva procura demonstrar ao empresário a importância de uma qualificação na gestão do seu negócio. Proporcionando a possibilidade de prever eventuais prejuízos devido à ausência de proteção jurídica e minimizar seus impactos. Até porque, antecipar o conhecimento de um problema futuro facilitará a forma de resolvê-lo. 

Em tempos de crise e instabilidade econômica os obstáculos são muitos, exigindo atenção redobrada e mudanças na cultura organizacional, onde o direito preventivo serve como base para a elaboração de um planejamento financeiro e tributário capazes traçar um caminho estável diante deste cenário negativo.

Portanto, esse método beneficia o empresário trazendo facilidade no gerenciamento de riscos, evita novos litígios e contribui com o crescimento da empresa. 

Nós, da Pereira Consultoria Jurídica e Advocacia, seguiremos compartilhando informações importantes, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos nas empresas.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo.